segunda-feira, 22 de setembro de 2014

AutoCad

 Primeiro exercício fazer um tabuleiro de xadrez
 (mostrar assim as identidades que estamos a contruir; criar umas leias, duas camadas de detalhes, para dizer numa vamos guardar as casas brancas e noutr as casas pretas)
 Comando Layer, mas selecionar a caixa de entrada LA - optar por criar uma layer nova, a dizer Pretas; criar uma nova layer com o nome de Brancas; selecionar visto e fechar.

- Vamos trabalhar segundo a orientção XY, escrever Solid e fazer enter logo de seguida, vamos desligar esta opçao que eles nos está a dar no graphic e vamosa usar a tecla de função F12, para a realizar.
  O Comando é SOLID - (enter) temos então uma identidade geométrica que vai definir um paralograma.

- Na caixa meter "solid" Specify first point: (enter)
primeiro ponto 0,0 aceitar o valor, para indicar as coordenadas do sistema XY
segundo ponto 1,0
terceiro ponto 0,1
quarto ponto 1,1

O quadrado já está desenhado mas não se vê, então vamos usar o comando Zoom para controlar essa informação; Z é o comando que controla a dimensão da janela consoante aquilo que estamos a desenhar, obtemos assim a nossa primeira caixa.

SEGUNDO PASSO

Comando AR opção ARRClassic (ligado) aparece-nos uma janela, de um quadro, este quadro serve para usar as simetrias rurais, de modo rectangular, repetir as identidades, opção que vamos usar é Rectangular.

Flow 1 Coluna 4
Coluna Offset 2
Angle 0

Fazer Z (zoom) e vamos ter as quatro casas E(extense)

Vamos usar estas 4 unidades e fazer cópias delas
Opção Copy; All (enter) entre um vértice e outro vértice diagonal de um quadrado
Z opção E

TERCEIRO PASSO (Alterações e como apagar)

Comando ARRCLASSIC; All
Flow 4 Colunas 1
Flowoffset 2
Coluna offset 1
Angle 0

(enter) Z (enter) E(extend)
Erase; All (enter) - para APAGAR TUDO.

RECAPITULAR TUDO DE NOVO - SEM FALHAS E DIFICULDADES

Coordenadas do ponto
1º0,0
2º1,0
3º0,1
4º1,1
E fazemos entrar para terminar as coordenadas e obter a caixa

Comando MIRROR select objects; all - confirmar selecçao
32 identidades
usar a linha de espelho nos últimos quadrados cá e baixo  e temos sobreposto um conjunto de 32 mais 32 nesta sequÊncia usar uma opção de selecção de objectos CHPOP select objects; p (enter) mudar aquelas casas de cor, através do Layer
Layer pretas (enter)







Sem comentários:

Enviar um comentário